Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/172

Wikisource, a biblioteca livre

130 DOM JOAO VI NO BRAZIL

de montanhas na visinhanga das quaes e o clima menos secco e regular, pelo que o denominam os tabareos agreste, em contraposigao ao mimoso, que e mafs calido e constante. Predomina o primeiro no Piauhy, ao passo que o segundo prevalece no sertao pernambucano. Toda a regiao interior e comtudo igualmente exposta a seccas prolongadas, e de certo esta inconstancia contribue para dotar de maior actividade e superior resistencia a populagao sertaneja, naturalmente aventurosa.

Do primeiro bandeirante que se fixou no Piauhy, Do- mingos Affonso, tinham os Jesuitas da Bahia herdado trinta fazendas de criagao de gado vaccum e cavallar que, pela expulsao da Ordem, passaram para o dominio da Coroa, a qual as explorava. Eram as conhecidas fazendas reaes, espa- Ihadas pelo territorio da capitania e cujo rendimento estava longe de ser avultado, apezar da importancia das proprie- dades, orgando Spix e Martius em 1818 o das tres inspe- cgoes em iScontos, representados por 3.000 bois a 6.000 reis, preco medio. Muitas rezes eram abatidas para consumo do pessoal das fazendas e muitos novilhos se perdiam pelas her- vas venenosas, picadas de insectos, mordeduras de cobras e morcegos e voracidade das ongas.

Spix e Martius percorreram tambem aquelle caminho do Joazeiro a Oeiras que primeiro foi, como outro qualquer do Brazil, trilhado pelos missionaries, em seguida pelos ban- deirantes, e entao o estava sendo pelos vaqueiros e negocian- tes de escravos. Excepgao feita de raros proprietaries abasta- dos, reinava entre seus numerosos aggregados lastimosa po- breza nas margens do poderoso rio cruzado pelos dous incan- gaveis scientistas para sua exploragao septentrional. As cheias periodicas do Sao Francisco causavam, como as do Nilo,

�� �