Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/294

Wikisource, a biblioteca livre

272 DOM JOAO VI NO BRAZIL

tava. Assim o general barao de Thuyll, ministro russo che- gado a 13 de Setembro d-e 1819 no trez mastros Agamemnon e, segundo Maler, pessoa muito delicada mandada a desfa- zer a ma impressao causada pelo proceder do embaixador Balk-Poleff, teve que se mudar de uma casa que tomara perto de uma das residencias de Dona Carlota e em que gas- tara 40.000 francos para mobilal-a e arranjar o jar dim, por nao poder mais supportar os desacatos da criadagem e da soldadesca da Rainha, apezar de se haver queixado sem azedume, antes confidencialmente e com todo o espirito con- ciliador compativel com a sua dignidade offendida. Na forma do costume, a Rainha em vez de abrandar, acirrava seus de- pendentes.

E forga porem crer que Dona Carlota era capaz de exhibir qualidades de seducgao, de certo mais intellectual que physica, visto ser tao desgraciosa. Viva, espirituosa, en- redadora, faceira, quando queria, ate.ultrapassar a decencia, mas sabendo tambem affectar pudores e dignidade de mulher, o facto e que conseguio que varios homens de merecimento jungissem n um momento dado os proprios interesses aos seus, e que outros se prestassem a servil-a com zelo e dedica- gao. Dos trez maiores ministros de Dom Joao VI, Linhares nunca Ihe mereceu as boas gragas e tinha a propriedade de enfastial-a: chamava-o tambem el torbellino por estar sem- pre em movimento, attendendo a uma multidao de negocios, e so em ultima extremidade Ihe pedia qualquer obsequio.

Sobre Barca no emtanto escrevia ella a Thomaz Anto nio depois de fallecido aquelle: "E sempre Ihe quero dizer que Eu nao sou capaz de pedir couzas que nao se me devao; e que se a minha consciencia fora de manga larga, que no

�� �