Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/466

Wikisource, a biblioteca livre

1 1 1 DOM JOAO VI XO BRAZIL

algurn do servigo se deu tao sensivel transformacao como no militar. N este como nos outros campos de actividade social foi, senao decisiva pelo menos fecunda a intervencao do con- de de Linhares. Foi o maior impulse dado ; representou a persistencia dos esforcos na orientacao adoptada ; tornou possivel a applicagao do imperialismo de que vinha necessaria- mente pejada uma corte transplant ad a por motive de guer- ras e solicitada por pensamentos de guerra no seu novo e di- latado dominie. ( I )

A guerra impunha-se por motives varies. No Sul, nao querendo Portugal ver restaurada e integra a soberania da Hespanha, nem contagiada pela revolugao a sua capitania do Rio Grande, nem reconhecida a separagae do antigo vice- reinado a nao ser em beneficio da dynastia portugueza, a sombra dos direitos de Dona Carlota, so Ihe res>tava dominar directa e efficazmente no Prata, como de facto intentou, an- nexando a Cisplatina e desmembrando as Provincias Unidas.

A tomada de Cayenna, com a consequente occupagao da Guyana Franceza, foi um feito mais de brilho, ou melhor mais de natureza a produzir effeito, do que de real importan- cia pelos seus effeitos duradouros. A Sir Sidney Smith e attri- buida nas memorias que d elle publicaram a rniciativa ou lem- branga da expedigao. Assim fosse ou nao, os Portuguezes intentaram essa feliz acgao por desforc.0 contra a invasao de Portugal, e para acabar com a constante ameac.a de um nu- cleo francez no continente que, propriamente reforcado, po-

��(1) Xo anno de 1817 refere L. de Pi tvycinet (Voinw tin tour fin Monde) que a guarnigao do Rio de Janeiro se compiraha de trez ro^i- m>ent< s brazileiros de linhn. for!m,ado.s quasi inteiramente por mulatos e negro s ; dous regimentos Portugueses de linba ; um batalhao de ca- eadoxes ; um esquadrao de cavallari-a, com oito companhias, um regi men to de artillisria e quatro regimentos de milicias.

�� �