Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/47

Wikisource, a biblioteca livre

DOM JOAO VI NO 1WA7JL 25

A Hespanha, que continuava a gyrar na orbita de at- tracgao da politica franceza, andava attribuido um duplo papel n esse drama europeu: coadjuvar os esforgos da mari- nha de guerra franceza, que em Trafalgar tragicamente sos- sobrariam juntamente com os da sua alliada, e contribuir para expulsar de Portugal os Inglezes, que ahi faziam ninho de corsarios e interrompiam a longa Ifnha de costa do que depois se chamou o bloqueio continental, a qual ia por uma violenta curva da Italia Meridional a Allemanha Septen trional, da bahia de Napoles a foz do Elba.

Em 1800, ao tempo em que Alquier negociava sob a inspiragao de Talleyrand, e assignava os tratados retroce- dendo a Louisiania e collocando em Florenga o Principe de Parma, esposo da infanta d Hespanha - - um inesperado co- rollario das interminaveis guerras do seculo justamente findo, dos estrenuos tentames de Carlos III para o estabelecimento da dynastia dos Bourbons em Parma, Placencia e Toscana combinava Berthier com o governo de Madrid o abasteci- mento do exercito do Egypto e a expedigao contra Portugal, a qual, e mister reconhecer, desagradava ao rei Carlos IV, que de ma vontade annuio a sua execugao, pois razao alguma o induzia pessoalmente a atacar seu genro, o Principe Re- gente de Portugal. Ja nao tinha iguaes escrupulos D. Manoel Godoy, principe da Paz, cujas aspiragSes a realeza se tinham concretizado no velho reino de Affonso Henriques, que n uma mais larga aspiracao nacional toda a Hespanha cobi- gava annexar, e que tenazmente se defendia como podia, com- batendo e encolhcndo-se, desafiando e mentindo, condescen- dendo e intrigando.

De nada Ihe valeriam no eintanto os sacrificios, de re- cursos e de dignidade. Pela sua vacillagao, repugnancia mesmo, em subscrever aos mandados do conquistador da Eu-

�� �