Página:Dom João VI no Brazil, vol 1.djvu/572

Wikisource, a biblioteca livre

f>50 DOM JOAO VI NO BRAZIL

cusou n uma carta muito digna (i) o mimo de doze barras de ouro que Ihe foi mandado, como presente de estylo.

Strangford voltou para Inglaterra n uma ma situagao diplomatica: cahira em desfavor ca e la, o que ja era infor- tunio complete, e para cumulo tambem d elle se queixava ao mesmo tempo, e officialmente o governo hespanhol. Um tanto extemporaneamente, mas de certo pela forga do rifao de que atraz dos apedrejados correm as pedras, accusava-o uma nota de Fernan Nunez a lord Castlereagh, de 17 de Julho de 1815, de haver feito retroceder trez annos antes o soccorro militar portuguez desejado e solicitado pela Hes- panha para suffocar a revolugao platina, e que constituiria o ponto de origem e serviria de base para a nova intervengao, menos appetecida e menos reclamada.

Segundo a nota do embaixador d Hespanha ao governo britannico, a retirada das tropas portuguezas a cuja marcha Strangford levantara obstaculo, dera n aquelle tempo em re- sultado o cahir Montevideo nas maos dos insurgentes, nao podendo entao a metropole, no mais accesso da lucta contra

��(1) Reproduzida in-extcnso no post-scriptum da carta de Mar- TOCOS de 1C de Abril de 1815. O seu theor e o seguinte :

" Exmo. Senhor O Senlior Lage trouxe-me da parte do Go- vcrao de S. A. It. o presente do estilo, que se costuma fazer a qualquor ^linis tro Estraiigeiro, ao momento da sua .partida.

AgraJdefio a Y. Ex. esta ultima atteiujao, a qua! comtudo, Ihe row me queira dispcnsnr de acceitar.

Tive a hoiira e a fortuna de servir a S. A. R. por e spa go muitos annos. Tenho a presumpcao de pensar que fiz por Elle mais que nemhum outro Ministro Estrangeiro, que jamais residiu na corte- assim nao dsejo lev&r coruigo, ,sona,o a lenabranga dos mcn^ fracos :os;fcrcos p-ela sua Gloria <> seus Inter^sses ; e nao menos a p;-na d<> delxar para semipre hum Soberano e huma Nagao, iguali objectos do meu amor e veneragao.

Supplico ^a V. Ex. queira pois coroar os seus favores, pooidc aos Pes de S A. R., explicaudo-lhe os meus sentimentos nesta occ siao, de huma maneira analoga, tanto ao respeito, como ao reconh cimento, que devo a Sua Augusta Pessoa.

lYniho a honra de ser, etc. 7 de Abril de

Ill-mo e Exiuo. Sr. Marqiiez de Aguiar. (Assignado) Stronyford.

�� �