Página:Elementos de Arithmetica.djvu/137

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


CAPITULO V

Systemas metrologfcos. Operações sobre os numereis

complexos

SYSTEMA MÉTRICO DECIMAL

169. No fim do século passado, a França conseguiu realizar a grandiosa idéa de estabelecer um systema de pesos e medidas, tomando para base d'esse systema uma dimensão do globo terrestre.

Delambre e Mechain, celebres mathematicos francezes, foram encarregados da medição do arco do meridiano comprehendido entre Dunkerke e Barcellona, e, da combinação d'esse resultado com observações astronómicas, determinon-se a distancia do pólo ao equador, sendo essa distancia ignal a 5130740 toezas, 4 pés, 5 pollegadas e 4 linhas.

Dividida essa distancia em dez milhões de partes iguaes, uma d'essas partes, igual a 3 pés, 0 pollegadas e 11,296 linhas, foi considerada como unidade principal do systema, recebendo o nome de metro.

As vantagens do systema métrico decimal sobre todos os ontros systemas de pesos e medidas são:

1» Simplicidade de ma nomenclatura e uniformidade das medidas.

2a Facilidade ãos cálculos.

3a Fixiãaãe ãa unidade principal, baseada na medida ãe uma ãas dimensões ão globo.

170. As unidades do systema métrico decimal são, como nos outros systemas metrologicos : de comprimento, de superfície, de capacidade, de peso, de tempo, angular e monetaria.

Os nomes dos múltiplos das diversas unidades no systema métrico decimal são formados escrevendo antes dos nomes d'essas diversas unidades as palavras :

myria kilo hecto deca

10000 1000 100 10