Página:Elementos de Arithmetica.djvu/219

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Se a transacção é realisada entre duas cidades de um mesmo paiz, o cambio denomina-se interno; e se é realisada entre duas cidades de paizes differentes, o cambio denomina-se externo.

Saecar ou vender uma letra de cambio é trocar essa letra pelo correspondente em moeda. A letra de cambio em relação ao vendedor chama-se saque ; e em relação ao comprador, remessa.

O preço que em.uma cidade tem qualquer quantia pagavel em outra denomina-se cambio.

O cambio do Rio de Janeiro sobre o Rio Grande do Sul é o valor de 1000 réis pagaveis no Rio Grande do Sul. O cambio de Londres sobre Paris é o valor do franco pagavel em Paris, e o cambio de Paris sobre Londres é o valor da libra esterlina pagavel em Londres.

O cambio compõe-se de dous termos:

O primeiro é o numero 100, termo fixo que corresponde ao valor da letra de cambio, e chama-se o certo; o segundo é variavel, corresponde ao valor da letra, e chama-se incerto.

O cambio está ao par quando se dá em moeda nacional um valor igual ao valor que em moeda estrangeira deve receber o portador da letra no dia do seu vencimento.

O cambio se diz abaixo ou acima do par quando se dér em moeda nacional um valor menor ou maior que o valor da letra em moeda estrangeira.

As questões de cambio são directas ou indirectas. São directas, quando se realisam entre duas praças ; indirectas, quando entram na combinação uma ou mais praças intermediarias, sejam de um paiz, sejam de paizes differentes.

Questão de cambio interno

253. Ia Questão :

Senão o cambio sobre o Bio Grande ão Sul a 6 por cento contra o Bio ãe Janeiro, quanto custará uma letra ãe cambio para pagar 2:000$000 no Bio Grande ão Sul ?

Se o preço de uma letra de 100 é 11)6, o preço de uma letra de 2:000$000 será determinado pela proporção

100 : 106 : : 2000000 : X