Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
— 20 —

Prestai a vossa benevola atlenção á leitura das seguintes paginas: ellas encadeiam e enfiam mais detalhadamente os promenores da vida do modesto, porém verdadeiro cavalleiro, cuja resumida biographia ousa apresentar-vos o menos digno dós membros do Instituto Historico do Brasil.


III.

Ha alguns povos e certos individuos que só reputam serem dignos de passar a posteridade os nomes d'aquelles que se assignalaram pelos seus feitos, e pelas suas opiniões na scena politica do mundo.

Esta enfermidade é constitucional por assim dizer no corpo da sociedade do nosso seculo; e conseguintemente não é para maravilhar que quasi todos os povos, que cacarejam de civilisados, padeçam este achaque; mas isto não quer dizer que só sejam dignos de louvor os homens que figuraram n'essa vertiginosa palestra dos tempos modernos.

Para cingir a fronte com louros é necessario ser estadista, litterato ou escriptor publico : se não fôr uma destas tres cousas, deve-se ser um Cresso ou um Harlibt para esperar grinaldas e thymiamas dos filhos do seculo positivista.

Senhores, cada éra tem seus defeitos e suas virtudes, e os homens participam em geral d'essas aberrações caracteristicas da sua época.

Nos seculos da cavalleria não se celebravam senão as proesasdos paladinos e dos grandes capitães: nos do luxo e da dissipação não se cantavam senão as opulentas orgias dos potentados: nos do mysticismo não se escrevia senão da vida contemplativa e dos enlevos dos illuminados: nos