Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre
— 30 —

pontaneae summamente honrosa da parte da assembléa geral, pelos importantes serviços que fizera na commissão de que elle era presidente.

« A gloria de ter obrado bem é o premio dos generosos » diz Plutarco; e de facto, é o unico galardão dos homens justos: não padece dúvida que o finado conselheiro Velho da Silva saboreou este prazer depois de terminada a sua commissão.

Voltemos sobre as nossas pégadas, e vejamos o que lhe aconteceu durante a minoridade do nosso monarcha.

Releve-se-me que repita ainda uma vez mais as memoraveis palavras de Agis: «admirandus est is qui semper, non qui quotannis est justus » porque digno d'ellas é o nosso finado amigo e consocio.

A lealdade do seu procedimento para com o primeiro imperador o collocou n'uma esphera mui elevada perante os seus concidadãos; de sorte que não é para estranhar que o vejamos no futuro exercer altas e honrosas funcções no paço do seu joven monarcha.

Senhores, seja-me permittido dizer-vos, sem offensa da verdade, que nos palacios reaesé tão difficil preservar-se da ogeriza dos seus contemporaneos, como arduo é o empenho de tirar a mão illesa d'um espinhoso sarçal, onde em vez d'encontrar um ninho de colibris, topamos com um cortiço de abelhas.

Muitas qualidades são necessarias para não desagradar n'esses altos salões, e um só defeito basta para perder o prestigio de que goza o aulico entre seus companheiros.

Um grande tino, uma completa abnegação, uma requintada prudencia, um absoluto predominio sobre si mesmo, uma fidalguia reservada, um conhecimento minucioso da etiqueta e do ceremonial, um silencio eloquente, uma ver-