Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/34

Wikisource, a biblioteca livre
— 32 —

degráos, e conquistando, por assim dizer, a confiança dos seus reis com o seu comportamento.

Ha certas carreiras improvisadas que são materia de justo receio para os pensadores.

A natureza, mestra eterna dos homens, nos apresenta quotidianamente exemplos luminosos da verdade que acabo de emittir. Uma arvore empinada com mesquinhas raizes é derribada pelo menor sopro dos alisios intertropicaes: um edifício sem solidos alicerces, ao cabo de poucos annos, é um acervo de ruinas: para que as plantas e as arvores ostentem as suas mimosas flores e deliciosos fructos passam na fecunda escuridão da terra por diversas transformações. .

Não terá escapado á vossa intelligente penetração que José Maria, desde 1826 até 1840 passou por todos os de gráos da honrosa serventia dos nossos monarchas. Quatorze annos de dedicação e bons serviços prestados á imperial familia do Brasil eram credores d'uma posição elevada.

Acabava o joven principe Dom Pedro II de ser declarado maior de idade e de tomaras rédeas do governo em 18 de Julho de 1840, quando em 2 de Agosto do mesmo anno nomeou a José Maria veador da casa imperial em recompensa dos serviços que fizera ao monarcha menor.

Em 4 de Abril de 1845 foi condecorado pela munificencia imperial com a commenda da ordem da Rosa.

N'este mesmo anno— 13 de Setembro foi determinada a viagem de SS. MM. II. ás provincias do Sul do imperio, e n'esta occasião foi José Maria escolhido d'entre seus collegas veadores para servir na viagem a S. M. a Imperatriz.

Desnecessario é dizer-vos que, durante esta imperial jornada, mostrou-se tão gentilhomem quão esmerado servidor.