Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/41

Wikisource, a biblioteca livre
— 39 —

Conheci o conselheiro José Maria Velho da Silva na idade das cãs, quando as suas paixões e as dos seus semelhantes tinham imprimido em sua physionomia profundos suicos; e conseguintemente posso fazer um retrato assás parecido com o original.

Era homem de agradavel talante, de estatura acima da regular e magro de corpo.

O todo da sua physionomia inspirava sympathia. A sua testa elevada e espaçosa denotava uma alma generosa: a sua boca regular e de não mui grossos labios revelava uma prudencia reservada : os seus olhos azues accusavam a bondade do seu coração: os seus cabellos louros manifestavam um temperamento jovial: o seu nariz de raça ibera presagiava perspicacia : e o seu sorriso franco algumas vezes, fino outras e não poucas melaílcolico accusava a sinceridade, as maneiras de cortezão e a experiencia das cousas do mundo. Seu semblante e presença inspiravam carinhoso respeito; de modo que, vendo-o, exclamava qual quer: eis-ahi um verdadeiro fidalgo.

O seu trajar esmerado sem affectação, o ar de rigorosa decencia que distinguia a sua pessoa, e um certo não sei que, só congenial a homens d'uma certa ordem, davam a ultima mão ao cavalleiro.

Este exterior era o resultado dos seus sentimentos nobres e bemfazejos. Era affavel em seu trato, circumspecto, quasi reservado na expansão da sua amizade, de caracter jovial, sabendo ser energico sem nunca ir além das raias da prudencia. Se fez respeitar e estimar pelos seus subordinados nos diversos cargos publicos que desempenhou, e entre elles contava não poucos affeiçoados.

No nosso seculo é raro encontrar um homem de natureza tão serviçal: e mesmo não é commum achar no mesmo in-