Página:Esboço biográfico do conselheiro José Maria Velho da Silva.pdf/43

Wikisource, a biblioteca livre
— 41 —

materia do meu plagio, e a vossa benevolencia prestando attenção á minha desalinhada phrase, o panno em que consignarei a minha gratidão ao finado José Maria.

Relata-nos a historia que Henriqueta de Inglaterra, du queza de Orleans, foi atacada aos 26 annos d'idade, no palacio de St. Cloud, em 29 de Junho de 1670 d'uma colicabiliosa que arrebatou-a da terra para a eternidade.

Nos primeiros momentos de seus soffrimentos acerbos acreditou-se que estava envenenada a princeza, e foi chamado o abbade Feuillet, homem rude na sua moral, para administrar-lhe as derradeiras consolações da nossa santa religião; mas a voz severa do abbade n'aquelle lance extremo não podia consolar a duqueza, antes pelo contrario a amofinava.

Manrlou-se procurar Bossuet, varão d'uma doçura angelica, e que tinha assistido no artigo da morte sua mãe a rainha de Inglaterra: Bossuet era então bispo de Condom, ese não achava na residencia real. Bossuet tardava, e cada minuto era um novo martyrio para a real agonisante.

Por fim, Bossuet— chamado por Voltaire « le sublime Bossuet que j'ai appelé, et que j'appelle encore le seui homme eloquent parmi tant d'écrivains elegants »— chegou, e com elle a consolação para o espirito timorato de Henriqueta de Inglaterra.

« Cheia de estima por Bossuet, diz a chronica, e de reconhecimento pelos serviços espirituaes que lhe tinha feito, madama Henriqueta ordenou na sua presença, uma hora antes do seu passamento, em inglez, porém, afim de que elle não o comprehendesse, que se lhe offerecera da sua parte, depois da sua morte, um annel d'uma magnifica esmeralda, circumdada de tres preciosissimos diamantes, e que o prelado tem levado sempre desde aquella occasião. »