Página:Esboços biográficos.pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre

30
BIBLIOTHECA

de dissolução, vacillava, mal seguro ainda para assistir a essa lucta.

A situação era gravissima e as dissensões intestinas podiam rasgar a pagina gloriosa da independencia.

Impressionado por esses acontecimentos, assustado com o seu alcance, José Bonifacio, homem de acção e energia, tomou sobre si a responsabilidade de uma medida severa e extensa, que tem sido julgada diversamente.

Deportou os principaes cidadãos que suppunha implicados nessa combinação politica e mandou abrir uma devassa para cortar o trama dos conspiradores. [1]

Embora inspirada pelo patriotismo e praticada com puras intenções, a verdade historica attesta, que essa medida foi nimiamente severa e que cumpria haver mais moderação em uma epocha critica, em que as posições extremas, principalmente no governo, provocam reações.

Desde então uma coalisão poderosa formou-se contra o grande ministro, que entretanto media-se, como um gigante, contra as difficuldades da situação, e applicava sua attenção á organisação politica do imperio.

«Em politica não consiste a difficuldade em des truir um governo, mas sim em constituir outro novo; bellos são por sem duvida os dias do triumpho; suc-

  1. Veja-se o decreto de 30 de Outubro de 1822, e portaria do ministerio do imperio de 11 de Novembro do anno, (collecção Nabuco, 3°, pag. 347).