Página:Esboços biográficos.pdf/35

Wikisource, a biblioteca livre

34
BIBLIOTHECA

... « Emfim confiemos nos principios constitucionaes do Imperador, e procuremos com todas as forças fazer feliz a nossa patria: oxalá que eu pudesse firmar sua permanente ventura! Mas protesto á face d'assembléa e á face do povo, que não concorrerei para a formação de uma constituição demagogica [1], mas sim monarchica, e que serei o primeiro a dar ao Imperador o que realmente lhe pertence. » [2].

José Bonifacio foi um dos vultos mais proeminentes dessa famosa constituinte, que se compunha das maiores illustrações, que apresentou a geração da independencia.

Sua fronte elevava-se altiva, allumiada pelo reflexo de um passado illustre. Sua palavra autorisada, embora despida das formulas oratorias, traduzia a firmeza de seu caracter. Era antes homem de gabinete, do que de tribuna. Seus discursos são áridos e breves, porém animados e vehementes.

Os vastos conhecimentos, de que dera prova nunca desmentida durante largos annos, não podiam ser desaproveitados na feitura da nova constituição.

Apenas installada a constituinte, foi eleito membro da commissão encarregada de elaborar o respectivo projecto de constituição, da qual era relator seu irmão Antonio Carlos.

  1. Na Historia do Brazil de Armitage, pag. 82, está substituida esta expressão demagogica pela palavra democratica, o que altera completamente as idéas.
  2. Discurso de José Bonifacio na constituinte, na sessão de 6 de Maio de 1823; Diario da mesma, tomo , pag. 30.