Página:Evocações.djvu/157

Wikisource, a biblioteca livre
155


para mim quando ás vezes encontro, pelos caminhos que trilho, tão augusta Deusa transfigurando os scelerados, purificando os bandidos, dando paz e morte serena aos côrações dos cynicos.

Ser fundamentalmente triste não exclue, no entanto, a alegria, a alegria sã — essa alegria mesma que é mais sincera e séria porque foi fecundada na sinceridade e seriedade da própria tristeza.

Não essa alegria romba, a alegria dos adolescentes espirituosos, que é a forma mais expressiva da imbecilidade distincta.

Não a alegria dos que não são vitalmente alegres, dos que riem, pelo estylo, pelo o tom de rir, por ser official o riso, por estar, d′ alto a baixo decretado, na grande causerie famosa do Mundo, que se deve rir, porque o riso, dá maneira, porque o riso, dá egrégias virtudes, porque o riso, dá belleza, e não se pôde, nos centros da fina gente, deixar, emfim, de proclamar o riso!

Não é essa alegria fácil, fútil, essa que chega a celebrisar-se, a formar typo, que constitue o singular encanto sereno de certo modo de ser e sentir...

Mas, bem differeutes, outros aspectos e linhas da alegria, bem variados e nobres.