Página:Evocações.djvu/159

Wikisource, a biblioteca livre
157


Vida, conhecendo e sentindo com eloquência os homens e tirando desse conhecimento e desse sentimento as forcas altas e os nobilitantes víq-òres para a prophética, fecunda clemência.

Pois no fundo dessa tristeza resultante das fadigas e tédios que deixa o insano ardor por se haver dado o balanço final aos Homens e ás Cousas, existe a felicidade forte, de robustez de fundamentos, uma espécie de Optimismo desdenhoso, que é a única e compensadora alegria mais elevada e pura das almas.

Sou triste, sem ser scéptico; sou triste, porque creio ainda, vendo já, no entanto, tudo a esphacelar-se em ruinas...

Por isso, por essas causas absolutas, sou triste.

Éramdous vultos que caminhavam estrada a fora, atravez de paisagens, mergulhados n′uma intensa palestra d′idéas, por clara tarde maravilhosa de luz.

Um d′elles, adolescente, imberbe, conservava a apparencia reservada e sisuda de um monástico, accusando mesmo, pelo seu rosto um tanto alongado e o seu perfil bisonho, soturno, haver pertencido a um desses antigos seminários de província, reclusos d′entre muros contemplativos e brancos e rodeados das sombras silenciosas de altas e recôrdativas arvores frondej antes.

iiS_