Página:Evocações.djvu/193

Wikisource, a biblioteca livre
191


obrasinlia, porque isso de Litteraturas não dá pão para a bocca" e outras capciosas razões de impotência que elles entre si discutem.

Sim! porque quanto a mim o Artista é um predestinado!

Quanto a mim elle é como uma ave estranha que já nascesse com as suas azas poderosas e gigantescas, ainda retraliidas embora por algum tempo, mas que depois as fosse abrindo aos poucos, abrindo, abrindo, até que se distendessem de todo pelos espaços fora, projectando então a sua grande e consoladora sombra de Amor sobre o velho mundo fatigado.

Ah! esta anciedade de seggregar-se a gente desses liliputianos prolíferos, que se reproduzem mais indefinidamente que os bichos de seda; que nos agarram pelo braço, que nos entram pelos ouvidos, pelos olhos, que nos attordôam com prosas e versos, sempre muito superiores e requintados!


D′essas individualidades grotescas, que querem tomar a Arte de assalto e á bruta, sem nunca comprehenderem profundamente as cousas, por mais que fallem, por mais que gesticulem; verdadeiros animaes de côrrida que pensam que a Arte é uma questão de aposta para ver quem chega primeiro e mais garboso ao final.