Saltar para o conteúdo

Página:Evocações.djvu/212

Wikisource, a biblioteca livre
210


emigrados de regiões longi(j[uas e mysteriosas, nimbavam os seus perfis assignalados de uma uncção celeste.

Era como se ellas tivessem realmente descido dos céus, brancas e arcliangelícas, as grandes azas excelsas palpitando, o grande resplendor das Omnipotencias e das Graças nas frontes intemeratas, para pui′ificar e tornar perfeitas as pobres almas na Terra.

Toda a intensa e nobre vida affectiva, toda a resignação, todos os abnegados sacrifícios, todo o immenso martyriologio humano cantavam elegias, melancólicas sonatas nos seus olhos mysteriosamente nublados pela névoa das desesperanças. ..

Percebia-se que eram Mães, pelo accentuado das solemnes figuras, pela linha das cabeças sublimadas, grandilocpias, (pae uma larga auréola de estoicismos circundava, santificando.

Mas, porque a Dor transforma as almas mais bellas, faz blasphemar as consciências mais firmes e crentes, faz poluir de deprecações e anathemas as boccas mais castas, mais impollutas e santas, as três Dolorosas se transfiguravam, os seus côrações traspassados das esípadas dilacerantes da agonia infinita, enchiam-se de um torturante fél, de um mal secreto, de uma terrivel