Página:Evocações.djvu/243

Wikisource, a biblioteca livre
241

241

sentindo em torno o mundo, grosso mar vasto, ullulando deprecações...

Cabellos em desalinho, olhos estupefactos, bocca n′um espasmo de angustia, mãos convulsas e avelhantadas, braços tacteando o ar como garras, pernas tremulas, tudo n′aquella desgraçada matéria determinava uma vulcanisaçâ muito intima, um desespero muito particular, talvez o desmoronamento absoluto.

Era o lance cruel de uma dessas vidas despedaçadas, dilaceradas, sem centros harmónicos de um objectivo ideal, sem pontos de apoio, gyrando fora das órbitas da unidade dos sentidos e que vagam, de um a outro extremo da alma, de um ao outro polo do ser, sem uma luzerna, sem um santelmo, sem Refúgios interiores, quasi o vácuo de si próprias, batidas por um frio sinistro de desolação, sob a lei inexorável, horrível, dos desiquilibrios e degenerescências. Demónios mórbidos, f ataes, arremessados á terra para cobril-a, como de um luto de peste, do sentimento negro, perverso, infernal, do anniquilamento e das culpas.

Qualquer cousa de curioso, de secreto, davase, sem duvida, no fundo dessa exepcional natureza que a noite tanto e tão intensamente carregara dos seus esparsos fluidos mysterioeos

M\