Página:Evocações.djvu/314

Wikisource, a biblioteca livre
312


312

constellado em cheio pelo largo claráo matinal que osculava os vitraes ao alto.

A sua figura vil, miseranda, parecia torcida, crispada toda em garras, se arrastando sempre, sempre, a monstruosa cabeça bambaleiando — craneo de mentecapo gyrando dentro do templo como dentro de outro mysterioso craneo. Tentou gritar. Mas os gritos, nesse horror de tumulo, morriam-lhe na garganta, suffocavam-n′o, como se grossas cordas o enforcassem. Apenas podia se arrastar assim, mudo, sem um só gemido! — massa inútil rojada por terra, dor humana mordendo-se, devorando-se, despedaçando-se. ..

E elle se arrastava, se arrastava, em direcção ás portas, para sahir, para correr, fugindo atterrorisado d′aquella colossal avalanche de reptis verdes, que por toda a parte, como elle, se arrastava.

Queria fugir como um homem allucinado que foge absurdamente da sua sombra n′um louco desespero; na agonia tremenda de um cego de nascença que se sentisse de repente preea pelas chammas de um incêndio, sósinho a tactear, a tactear n′um aposento fechado, aflicto, gemente, terrível, sinistramente doloroso, a tactear, a tactear, sosinho, rasgando as roupas, rasgando