Página:Evocações.djvu/318

Wikisource, a biblioteca livre
316


P:í<í,:->,′ ■ ■■•VV′:.-";-′- -■;•■ fíVJ′l′->:?"′« Vii/- T?

316

pela sua caridosa ingenuidade humana, pela sua celeste ternura e misericórdia.

Mas a Sombra avultava, crescia, avultava mais, destacava da treva d′onde surgira, da treva do Além, das geladas névoas do sepulchral Silencio... E das névoas, das névoas sepulchraes dos crepúsculos lôbregos das tenebrosas argillas, vinha ella, n′uma transfiguração, surgindo viva:— vivas as carnes palpitantes, vivos os olhos amargurados, vivas as mãos bata- Ihadôras, vivo e vibrante o coração magestoso de infinita bondade.

Eu a vira, a principio em linhas indecisas, vagas, o contorno apagado, esboçado apenas n′um meio tom de luz esmaecida como n′uma pallida claridade de lua d′alta noite, quando já os aspectos fulgurantes vão esmaiando, esvaindo lentos e perdendo a graça vaporosa e velada com as primeiras cores de rosa, os primeiros deluimentos e tenuidades da madrugada...

Depois, todo aquelle phantasma tomava miraculosa feição singular, pouco a pouco; compunha-se todo aquelle systhema de nervos, ampliavam-se aquellas formas, ganhavam as essenciaes correcções, a estructura de um corpo vitalisado que age, que móve-se, que sente.

′-′•′■■iX.tiiíèáí