Página:Evocações.djvu/344

Wikisource, a biblioteca livre
342


■■■y′:::-:

342

E Araldo seque, assombroso, sinistro, atravez da amplidão e da solidão dos areiaes mortos, oomo a Epopéa symbolica das sensações!

Súbito uma legião de phantasticas aves acolossaes, formidáveis, de corpulência humana bateo-se sobre elle, precipitou-se, n′um voo, incisivo, como se acaso alli mesmo o fossem devorar inclementemente.

Mas, talvez por tel-o reconhecido, por sentil-o irmão n′aquellas agonias supremas, como eram também ellas, aves symbolisantes do Sentimento e do Vago, da Piedade e do Consolo, deslisáram suavemente sobre Araldo em caricias de azas, em grásnos compassivos, quasi gemidos, cobrindo-o, envolvendo-o com as suas plumagens errantes do Azul e da Treva, na infinita mizericórdia das Esphéras!

E Araldo assim ficou por alguns momentos, subjugado por esse terror sagrado e ao mesmo tempo pascificante, de olhos fechados aos vultos negros e sepulchraes das aves, atordoado, somnambulo, dir-sehia gosando morbidamente, inconscientemente, o espanto dessas incognoscíveis e emplumadas Apparições.

Depois, quando abrio lentamente os olhos, tinham desapparecido todas as aves, reentrado no Mysterio, remergulhado no Vácuo, levando

=:,]1ÍjliUh: M W:′iãit′mÀ