Página:Evocações.djvu/369

Wikisource, a biblioteca livre
367


trazerem, ainda sangradas, frescas, húmidas das terras germinaes do Idealismo, as raizes vivas e profundas, os gérmens legitimos, ingénitos, do Sentimento.

Os temperamentos que surgissem: — podiam ser simples, mas que essa simplicidade accusasse também complexidade, como as claras lUyadas que os rios cantam. Mas igualmente podiam ser complexos, trazendo as inéditas manifestações do Indeffinido, e intensos, intensos sempre, synthéticos e abstractos, tendo esses inexprimíveis segredos que vagam na luz, no ar, no som, no aroma, na cor e que sd a visão delicada de um espirito artístico assignala.

Poderiam também parecer obscuros por serem complexos, mas ao mesmo tempo serem claros nessa obscuridade por serem lógicos, naturaes, fáceis, de uma expontaneidade sincera, verdadeira e livre na enunciação de sentimentos e pensamentos, da concepção e da forma, obedecendo tudo a uma grande harmonia essencial de linhas sempre determinativas da Índole, da feição geral de cada organisação.

Os lados mais carregados, mais fundamente cavados dos temperamentos sangrentos, fecundados em origens novas de excepcionalidades, não seriam para complicar e enturvescer mais as