Página:Evocações.djvu/48

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
46

aguçados e picantes, o grôsso labio enervado pela volupia lethargica.

E como elle se empurpurasse, se enlabaredasse no esplendor triumphal da Arte, esàes odores todos o penetravam, o fascinavam, alertando-o, transfigurando-o para a Escripta, para a Fórma.

Era como se sahisse de andar em volta de vasta coivára a arder e viésse d′ella aquecido, com o sangue esporeado, as veias latejando em febre, n′uma sensação intensa de productividade.

Mas, uma vez cabido em frente ao papel branco, que tinha de receber o exuberante póllen do seu espirito, todos esses Ímpetos esses fervôres esmoreciam, o calor dessa temperatura artística baixava logo e eil-o então novamente vencido, numa especie de côma, no adormecimento que lhe tolhia sempre o proprio esforço da vontade.

E, subito, n′aquella espiritual anciedade de natureza impotente, como que a dolorosa e enervante crise olfactiva continuava, mais violenta, dava-se o mesmo phenomenal periodo de volupia capra, nervosa, mental, no qual o sentimento pituitario dominava, impunha-se, avassalava as outras funcções de modo verdadeiramente estranho,