Página:Evocações.djvu/89

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
87


aspecto e espasmo sonhador de lua morta, faz-me experimentar a mais dolorosa anciedade, como que a sensação flagellante de esquecer-te, uma angustia, uma agonia de sensibilidade tal, que os meus nervos quasi se despedaçam, tão grande, tão profunda é a tensibilidade delles quando te apercebem dormindo, e que os teus olhos, fechados por longas e pesadas trevas, não deixam ver os recônditos deslumbramentos; e que a tua bocca, muda, calada, encerrando em cárcere mysterioso a tua voz virginal, não deixa sentir a alada harmonia das formas e dos aromas!

Oh I accorda! falia! falia!

Vivamente accordada, que sejas, em ílamraa ardente de vida, n′esse hosanna triumphante da immortal bellezx, eu agito-me, estremeço, vibro e desvairo, para beber insaciavelmente todos os encantos delicados e ignotos da tua voz, todas as ciciantes caricias e luxurias.

E s(5 com a martyrisante lembrança de que talvez esse somuo seja eterno e eu não ouça, não sinta jamais, nunca mais! as vibrações e as chammas da tua voz, percorrem- me o corpo todo estranhos calafrios, lethaes pesadellos allucinadores me suííocam...

E eu clamo, clamo, num tremor convulso, pela tua voz: procuro-a transfigurado, pergunto