Página:Historias e sonhos - contos (1920).djvu/194

Wikisource, a biblioteca livre

Juizos criticos formados em torno da personalidade de Lima Barreto, através dos seus livros e do seu formoso temperamento de romancista, por escriptores e jornalistas laureados do nosso meio:


MEDEIROS E ALBUQUERQUE:

«O Triste Fim de Polycarpo Quaresma — prova mais uma vez que o sr. Lima Barreto é um admiravel romancista. O livro tem os melhores caracteristicos dos bons romances: sucita, de principio a fim, o maior interesse e dezenha rigorosamente tipos, que a nossa imaginação evoca com inteira nitidez.»

ANTONIO TORRES:

«O unico romancista de valor, o unico romancista verdadeiro e que é um dos grandes homens deste paiz, não faz parte da Academia: é Lima Barreto».

OLIVEIRA LIMA:

«O sr. Lima Barreto é no romance brasileiro o que Hogarth foi na pintura ingleza. Ambos pintam os ridiculos e as faltas da sociedade em que se movem. Ninguem hoje, no Brasil, cultiva o genero litterario do romance com tanto talento e tanta felicidade quanto esse ironista sem rebuços nem artificios.»

CONDE AFFONSO CELSO:

«Em Lima Barreto, se a ironia é, de ordinario, mais directa, mais accentuada, mais mordaz, suavisa-se, nlo raro, em maviosas notas de piedade e commiseração. Como quer que seja, — Triste Fim do Polycarpo Quaresma representa uma das mais suggestivas e commoventes obras de ficção ainda publicada em nosso idioma».