fier preparou um parallelipipedo ôco de seda, cuja capacidade era apenas de dois metros cubicos e viu com a alegria que se imagina o balãosinho subir atè ao tecto do seu quarto.»
Entre a experiencia de Avignon e a da Casa da India não houve differença essencial. Ambas consistiram na elevação de um apparelho por meio do ar dilatado pelo fogo.
E, como não consta que anteriormente ao anno de 1709 alguem chegasse experimentalmente a este resultado, póde e deve attribuir-se a invenção das machinas aerostaticas a Bartholomeu Lourenço de Gusmão, o qual sem os valiosos recursos que setenta e tres annos depois Montgolfier encontrou nos aperfeiçoamentos das sciencias physicas, conseguiu como elle construir um apparelho, capaz de se elevar na atmosphera por virtude do principio d'Archimedes. O adeantamento d'aquellas sciencias, a epoca e a nação em que o segundo vivia permimittiram-lhe o que ao primeiro não foi possivel—corrigir a sua obra, convencer a todos da importancia das experiencias aerostaticas e incitar muitos a proseguil-as.