Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/148

Wikisource, a biblioteca livre
- 128 -

dessa vez os Tabajaras, apezar da alliança dos brancos tapuias do Mearim, foram levados de vencida pelos valentes Pytiguaras.

Nunca tão disputada victoria e tão renhida pugna, se pelejou nos campos que regão o Acaraú e o Camocim; o valor era igual de parte á parte, e nenhum dos dois povos fora vencido, si o Deus da guerra não tivesse decidido dar estas plagas a raça do guerreiro branco, alliada dos Pytiguaras.

Logo apoz a victoria o christão tornara ás praias do mar, onde construira sua cabana. De novo sentiu em sua alma a sede do amor; e tremia de pensar que Iracema houvesse partido, deixando ermo aquelle sitio tão povoado outrora pela felicidade.

O christão amou outra vez a filha do sertão, como da primeira vez, quando parece que o tempo nunca poderá exhaurir o coração. Mas breves sóes bastarão para murchar aquellas flores de uma coração exilado da patria.

O imbú , filho da serra, si nasceu na varzea porque o vento ou as aves trouxerão a semente, vinga, achando boa terra e fresca sombra; talvez um dia copou a verde folhagem e enflorou.