Página:Iracema - lenda do Ceará.djvu/212

Wikisource, a biblioteca livre
- 192 -

Hade recordar-se você de uma noite que entrando em minha casa, quatro annos á esta parte, achou-me rabiscando um livro. Era isso em uma quadra importante, pois que uma nova legislatura, filha de nova lei, fazia sua primeira sessão; e o paiz tinha os olhos nella, de quem esperava iniciativa generosa para melhor situação.

Já estava eu meio descrido das cousas, e mais dos homens; e porisso buscava na litteratura diversão á tristesa que me infundia o estado da patria entorpecida pela indifferença. Cuidava eu porém que você, politico de antiga e melhor tempera, pouco se preocupava com as cousas litterarias não por menos preço, sim por vocação.

A conversa que tivemos então revelou meu engano; achei um cultor e amigo da litteratura amena; e juntos lemos alguns trechos da obra, que tinha, e ainda não perdeu, pretenções á um poema.

E', como viu e como então lhe esbocei á largos traços, uma heroida que tem por assumpto as tradicções dos indigenas brasileiros e seus costumes. Nunca me lembrara eu de dedicar-me a esse