Página:Jantar imaginado, com sobremeza, café e palitos.djvu/28

Wikisource, a biblioteca livre
18

vemente pelos cafés, tirando as de prata, e pondo as de estranho em seu lugar, sem os caixeiros verem. Porém naquelle acto logo apparecerão alguns donos, conhecendo as suas pelas marcas.

Estando hum banqueiro fazendo banca, disse hum sugeito, que alli estava, de rabichinho no cabello: Vou deseseis tostoens nesta carta. Perdeo-a, e logo respondeo: Vou meia moeda na mesma. E como tambem a perdesse, entrou a apalpar as algibeiras, dizendo: Não sei onde ficou a minha bolça, que não a acho: Respondeo-lhe o banqueiro de maganão: A bolça ficou-lhe em caza, que o senhor veio de rabicho, porque tambem mo armou.

Parece impossivel, que hum jumentinho comesse em menos de hum quarto de hora dez moedas de palha, que isto he mais que o Gigante Voraz dos nossos tempos. Pois não se admirem, porque assim succedeo. Indo hum rancho de senhoras á quinta de Bellas, apearnao-se; e como hião lá jantar, e querião entrar na Ermida, tirárão os seus chapeos de palhinha fina, que custarão a doze mil reis, e pozerão-nos n’hum dos assentos da quinta; mas hum dos jumentinhos, que as tinhão conduzido, soltando-se, zurrou de contente, como que chamava os companheiros para aquella mina, e foi com os dentes debicando nos chapeos, de que só deixou pequenos fragmentos; mas o mais bonito foi a lamentação das senhoras naquelle estrago, porque dois chapeos erão emprestados.

Ha em Lisboa hum Pai viuvo, que tem huma filha muito aninhada; pois uzando o Pai destes capotes da moda, e vindo para caza com algumas chocas, a filha nem as põe a secar, nem lhas esfrega; pega na tizoura, e corta-lhas fóra; e tendo feito isto sempre, admirou-se o outro dia o Pai di-