horta de Eden, e a chama da espada que andava a o redor, para guardar o caminho da arvore da vida.
CAPITULO IV.
2 E pario mais a seu irnino Habel: e Habel foi pastor de ovelhas, e Cain foi lavrador da terra. 3 E aconteceo á cabo de dias, que Cain trouxe do fruito da terra huma offerta a JEHOVAH. 4 E Habel também trouxe dos primogenitos de suas ovelhas, e de sua gordura: e attentou JEHOVAH para Habel e para sua offerta. 5 Mas para Cain e para sua offerta naõ attentou. E assanhouse Cain em grande maneira, assi que caíraõ lhe suas faces. 6 E JEHOVAH disse a Cain: porque te assanhaste? e porque te cairaõ tuas faces. 7 Naõ averá exaltaçaõ, se bem fizeres? e se naõ fizeres bem, o pecado está deitando a porta, cujo desejo he para ty, e delle te ensenhorearás. 8 E fallou Cain com seu irmaõ Habel: e aconteceo, que estando elles no campo, se levantou Cain contra seu irmaõ Habel, e matou o. 9 E disse JEHOVAH a Cain: onde está Habel teu irmaõ? e elle disse: naõ sei: sou eu guardador de meu irmaõ? 10 E disse Deus: Que fizeste? a voz do sangue de teu irmaõ clama a my da terra. 11 E agora, maldito sejas tu da terra, que abrio sua boca, para receber o sangue de teu irmaõ de tua maõ. 12 Quando lavrares a terra, naõ te dará mais sua força: vagabundo e forasteiro serás na terra. 13 Entaõ disse Cain a JEHOVAH: Mayor he minha maldade, que se perdoe. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e de tua face me esconde¬ rei; e serei vagabundo, e forasteiro na terra, e será, que todo aquelle que me achar, me matará. 15 Porem JEHOVAH lhe disse: |
Portanto qualquer que matar a Cain, sete vezes será castigado: e pós JEHOVAH hum sinal em Cain, paraque naõ o ferisse qualquer que o achasse.
16 E sahio Cain de diante da face de JEHOVAH: e habitou na terra de Nod, da banda do Oriente de Eden. 17 E conheceo Cain a sua mulher, e concebeo, e pario a Hanoch: e edificou huã cidade, e chamou o nome da cidade do nome de seu filho Hanoch. 18 E a Hanoch naceo Hirad, e Hirad gerou a Mechujael, e Mechujael gerou a Methusael, e Methusael gerou a Lamech. 19 E tomou Lamech para sí duas mulheres: o nome da huã era Ada, e o nome da outra Zilla. 20 K pario Ada a Jabal: Este foi o pae dos que habitavao em tendas, e tinhaõ gados. 21 E o nome de seu irmaõ era Jubal: Este foi o pae de todos os que trataõ harpa e orgaõ. 22 E Zilla tambem pario a Tubalcain, hum mestre de toda obra de metal, e de ferro: e a irmaã de Tubalcain foi Naama. 23 E disse Lamech á suas mulheres Ada e Zilla: Ouvi minha voz; vos mulheres de Lamech escutae meu dito: Que hum varaõ tenho matado por minha ferida, e hum mancebo por meu vergaõ. 24 Porque sete vezes Cain será vingado; mas Lamech setenta vezes sete. 25 E tornou Adam a conhecer a sua mulher, e pario hum filho, e chamou seu nome Seth; porque disse: Deus me deu outra semente por Habel; porquanto Cain o matou. 28 E a Seth mesmo tambem naceo hum filho, e chamou seu nome Enos: Entaõ se começou a invocar o nome de JEHOVAH. CAPITULO V.
2 Macho e Femea os criou, e abençoou os, e chamou seu nome Homem, no dia em que foraõ criados. |
Página:João Ferreira de Almeida (1819).djvu/14
Aspeto
4
GENESIS. Cap. IV. V.