Página:Lendas e Romances (1900).pdf/33

Wikisource, a biblioteca livre

de quando em quando fitava nelle os seos grandes olhos negros, como implorando amparo que o desgraçado nem para si tinha. Simão era um preto velho, devia ter coração mais compadecido; de mais não tinha motivo nenhum particular de odio contra Anselmo, e tinha tratado Florinda com bondade e carinho, desde que ella chegára ao quilombo. Florinda olhou portanto para elle como seo unico refugio; levantou-se bruscamente e foi lançar-se a seos pés pedindo piedade. não para si, mas para seo companheiro de desgraça.

— Levante, menina, disse pae Simão. Amanhã nós havemos de vêr isso. Já está ficando tarde, e gente demais não póde dormir aqui dentro do quilombo sem Zambi saber. Ora pois, Matheus, vae levar sua gente á presença de Zambi Cassange, enquanto elle não está dormindo; senão amanhã nós temos candonga.

O Zambi estava, como de costume, recostado no seu giráo, coberto de algodão, tomando uma tigella de caldo de mão de vacca misturado com vinho do Porto, para conciliar o somno. Nessa occasião, porém, em vez dos dous ajudantes, estava assentada a seus pés uma preta curta e gorda, com a figura de um odre, já não muito nova, de olhos graúdos e esbugalhados, e por