Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/108

Wikisource, a biblioteca livre
_102_

despertar inveja para fruir uma degenerada satisfação. E é o egoismo que martiriza milhares de criaturas e perde os destinos de um Povo.

Dentro da familia, sobretudo, a tradição absurda do Patriarcado, dá ao homem uma enraizada e rispida feição de dominio e prepotencia. No fanatismo ancestral de soberania, quasi perde a noção da justiça. Cultiva então uma gloria degenerada que vem a converter-se em derrota.

O amor proprio atinge o grau do erotismo. Imagina, atacado d'essa aguda nevrose, realizar uma satisfação pessoal que mantenha o ego em supremacia. A divisa é L'État c'est moi. E então vaidade e egoismo produzem um funesto coeficiente de intolerancia que se transforma em doença cronica.

Exercer pressão a torto e a direito, eis o seu lema. Concentrar na sua todas as vontades estranhas. Vêr-se só a si e eivar-se do habito de tiranizar sistematicamente, sem dar por isso, sem distinguir as efeitos, contanto que o dominio se exerça e vença quer nas grandes quer nas pequenas coisas. D'aí o ponto de partida de inumeraveis injustiças contra aque-