Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/129

Wikisource, a biblioteca livre
_123_

mento. E é dentro da sua alma que eles residem. Em doces e limpidas claridades eles se transformarão em farol para que as consciencias distingam o erro, medrando dentro do seu infortunio. E' á mulher a quem compete combater a prostituição, o labeu do seu sexo. E' ela a quem cumpre desenvolver a obra da educação moral pela educação dos costumes e dos instintos.

E' preciso para isso que ela faça parte de todas as instituições de educação, de altruismo, de progresso. Que ela entre nas redacções, nas escolas, nos centros de arte, de letras e sciencias. Que faça ai penetrar gentilmente a subtileza do seu instinto, a delicadeza de seu engenho de sentimento, a rapida visão do seu entendimento, a sua obstinação, a sua resistencia, a sua fé, identificadas com o valor do seu companheiro para levantarem os espiritos, depurando as consciencias e saturando de aperfeiçoamento o ambiente de habitos pornograficos inferiores e deleterios.

No lar carece a mulher de noções pedagogicas e psicologicas para educar os filhos. Da luz das sciencias naturais para amar e compreender melhor a vida. Dos