Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/136

Wikisource, a biblioteca livre
_130_

que existe entre os sexos, ocasionando o desaproveitamento das faculdades femininas que deviam formar uma corrente de energias essenciais de perfeito funcionamento de uma sociedade regular.

Se a maquina de uma grande fabrica destinada a funcionar movida por dois eixos, for impelida por um só, serão irregulares os seus movimentos, e imperfeita a manipulação dos artefactos. Da mesma fórma o maquinismo das sociedades.

Nenhum dos seus movimentos é completo sem a colaboração integral de ambas as partes que completam a evolução natural. Nenhuma reacção de prosperidade moral, espiritual e economica dos Povos deve dispensar o concurso das faculdades femininas. Porque só elas dispõem, embora em embrião, do poder emotivo que acordará no homem as energias latentes do sentimento para retemperar-lhes o caracter, e incutir-lhe o vigor de alma e a snbtileza de espirito que reflorirão em devoção por todas as ideias de bondade. Em todas as afirmações de genios masculinos que exerceram altas influencias nos Povos, quer como artistas, pensadores, ou homens de Estado, se encontra sempre o influxo de uma alma