Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/158

Wikisource, a biblioteca livre
_152_

mentos de regeneração social. Ao seu subtilissimo influxo, adoça-se a rebelião dos instintos, amainam-se odios impetuosos, animam-se descrenças pessimistas, reprimem-se violencias ferozes e desabrocha a floração das simpatias. A bondade semeia sempre sorrisos, encanto, atracção pelo caminho que percorrem os corações onde se concentra o seu perfume.

E' um manancial de progresso social. O seu poder exerce-se prodigiosamente sobre a moral e o apuramento dos costumes. E essa bondade, que é a condensação suprema da emoção subtil, incorporea, feita de impalpaveis delicadezas de alma, exprimindo uma necessidade de praticar o bem, de crear a alegria e a felicidade em volta de nós, de consolar e amar, essa deve reflorir em corações de mulheres para que se converta em Paz e harmonia geral.

O sistematico afastamento que arreda do andamento dos negocios publicos e de quasi todos os movimentos colectivos o concurso da mulher, é, portanto, um tremendissimo erro contra as manifestações de solidariedade e altruismo. No nosso paiz, sobretudo, esse sistema é de um atrazo que denuncía uma perce-