Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/37

Wikisource, a biblioteca livre
_31_

Senhor, que eles não sabem o que fazem», dizendo ás multidões egoistas: «Não faças a outrem o que não quizeres que te façam a ti», e dizendo aos fariseus que insultavam aquela sublime pecadora que a sua alma feita de amor ungia de perdão: «Aquele que de vós não pecar, atire-lhe a primeira pedra».

Dois mil anos são passados depois que estas sublimes doutrinas se repercutiram em ecos de suavissima harmonia nos vales floridos da Galileia. Dois mil anos tem devorado a marcha inquieta e constante do tempo depois que o injuriado e crucificado simbolo da redenção expiou amarrado á cruz do martirio o crime do seu amor imenso e sublime pela humanidade.

Subsiste a essencia dos seus mandamentos; quer se lhe chame religião catolica ou consciencia livre, socialismo ou anarquismo. O fundo da ideia é sempre o mesmo. A composição e a execução do principio é que lhe distrai o efeito. Porquê? Porque se combatem erros de tradição com erros de violencia. Tiranias sectarias com despotismos demagogicos. Jesuitismo inquisitorial com jesuitismo politico disfarçado em fórmulas de quimica