Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/57

Wikisource, a biblioteca livre
_51_

predicados praticos, dispunha de um grande instinto e de una grande ambição de se aperfeiçoar. Era facilimo realizar a mulher exemplar, bem orientada, dentro de um lar sereno e feliz.

Mas ainda de permeio se levantava o eterno simbolo de injustiça. Era o sistematico espirito de contradição nascido do amor proprio, do instinto de dominio preponderante do homem, e que investe cegamente contra o direito, a razão, a justiça e todas as manifestações de alma e espirito, ainda as mais superiores. A culpa, afinal, não é do homem. Porque ele vem igualmente a ser vitima das situações que inconscientemente prepara. A culpa é dos costumes, é do meio, é das convenções. A culpa é de ambos, é de todos, é da colectividade que não reflete sobre a gravidade da situação, parcial e comum, e não aviva em si e em todos, a aspiração de a remediar.

Foi n'um tal presidio de escravidão, que esta alma inutilisára as suas melhores vibrações. E o espirito animado das mais nobres ideias, sistematicamente com- batidas; o animo agitado dos mais generosos intuitos, sempre contrariado, foi pouco a pouco mergulhando no desalen-