Página:Maria Feio - Calvário de Mulher - o prejuizo dos sexos dentro do prejuizo da guerra (1915).pdf/66

Wikisource, a biblioteca livre
_60_

os actos, e as opiniões?! ¡Que desgosto intimo, ser retribuida no seu esforço de conforto e emoções gratas, com um desdem ou hostilidade contraditoria! Esmera-se em embelezar a vida interna com a subtileza do adorno, o feixe de flores que resplandece na meza, o acepipe que deleita o paladar, o cachet estetico que sobresai na disposição dos moveis. E em todos os seus movimentos o despotismo de uma contradição caustica, põe o selo do seu imperio dissolvente, do seu soberano desdem que afronta e magoa, que adoece e revolta.

E ás vezes, um gesto de graça e louvor, um sorriso de amoravel ternura, um estimulo que elogia, que anima e contenta, junto a um vislumbre de razão relativa aos direitos individuais, bastaria para manter n'um ménage civilizado a atmosfera luminosa e vivificante das fecundas e tranquilas felicidades.

A causa vem de longe. E' um eco de repetição da obscuridade barbara repercutida através de seculos gemendo em ondas de tortura que diz «esmaga a mulher, oprime-a porque ela é a presa do nosso dominio acorrentada ao nosso amor proprio materialista e absoluto».