Saltar para o conteúdo

Página:Maria Feio - Doida Não (1920).pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
20

no santuário das almas, como evaporação de piedade, de amor e altruismo feminino.

Poderia exercer-se tamanho influxo de amor espiritual e imperecivel; poderia dar-se essa transcendente receptividade de atracções, se Santa Tereza de Jesus não houvera sido uma grande amorosa?...

De cada beijo de fogo dos seus lábios entre-abertos em extasis de paixão, divina ou profana, jorraram miriades de constelações ideaes e sublimes. O fluido magnético do seu sêr vibrátil e ternissimo, foi como que um derramamento de amor que vivificou, que fecundou, como um eflúvio divinal, electrisando as energias do sentimento e da ideia, em fulgores de claridade celestial e purificadora.

É um crime, a paixão de V. Ex.a?

Crime ou pecado, fragilidade ou devaneio, condensados em paixão avassaladora, nem por isso qualquer dessas classificações várias e variáveis, impede a justiça e o direito de outras classificações. Ponho de parte a discussão das primeiras para me fixar no direito de julgar e classificar as segundas como manifestações de virtude que realmente existe.

Todos nós temos perfeito ou imperfeito. Mas ha perfeições tão superiores, que diminuem sensivelmente o efeito de todas as imperfeições. A bondade é a virtude mais nobre das creaturas.

É V. Ex. dotada desse formoso condão. Não é apenas pelo que V. Ex. conta da história da sua vida, que essa bondade se acredita e se revela.