Página:Maria O'Neill - Horas de Folga.pdf/79

Wikisource, a biblioteca livre

satisfeito. Nunca, por vêres que os outros tiraram um resultado vantajoso duma má ação, os imites. Porque tudo que vem do mal não aproveita, e tarde ou cêdo a consequência dum acto mau que se pratica, é o castigo de quem o cometeu. Sê bôa para todos, respeita os teus superiores e cumpre os teus deveres. A vida não é uma festa, como a maioria dos homens parece julgar: é uma provação que devemos levar com paciência para tirarmos dela os benefícios que merecemos segundo as nossas qualidades morais. Adeus. Não esqueças que tens na Fada dos bosques uma bôa e sincera amiga.

Nini abria grandes olhos sem querer perder uma única palavra do discurso da linda criatura. A fada pronunciando as últimas palavras, soltou-lhe a mão e Nini viu com espanto que ela se elévava lentamente no ar e se esvaía pouco a pouco até se fundir completamente na nuvem que lhe servia de pedestal.

Nini, seguindo o seu caminho, meditava: -¿Que queria a fada dizer? Não serei eu bastante bôa? Nisto, junto dela uma voz gritou. -¿Então, sua mandriona, ainda não acha horas de almoçar? Acordou sobresaltada. -¿Porque estavas tu quasi a rir? perguntou-lhe a mãe. -É que sonhei com a Fada dos bosques, respondeu Nini.