Página:Maria O'Neill - Horas de Folga.pdf/90

Wikisource, a biblioteca livre

por um bico de gaz, viu que o filho estava muito esperto e que uma lágrima lhe brilhava nos olhos.

-¿Que tens tu, Paulo?

-A prima Susana tem lá um jogo, chamado Os principais rios de Portugal, e eu fui o único menino incapaz de o jogar bem. Não só fiquei Oceano Atlântico, como me chamaram no resto da noite o Mira e urso.

E explicou ao pai como era o jogo.

-Se tu estudasses e não fosses tão preguiçoso, terias feito melhor figura; mas não te desconsoles: estás a tempo de remediar o mal. Eu vou comprar-te um jôgo. No dia seguinte o pai de Paulo procurou por todas as lojas um jogo igual ao de Susana, e não o encontrou. Então chamou um marceneiro, mandou fazer as peças de madeira e pintou-lhas êle; mas querendo torná-lo superior ao da sua sobrinha Susana meteu-lhe tambem os afluentes dos nossos rios e tornou o jogo maior e mais interessante. Todas as noites Paulo, antes de se deitar, jogava uma partida com a mãe, e oito dias depois já era um excelente parceiro: nenhum dos meninos que com êle brincava seria capaz de conhecer melhor a hidrògrafia portuguesa.

Convencido disso pediu ao pai que o levasse a jantar a casa da prima num domingo, dia em que todos os meninos da família se juntavam ali.

Foi e jogou melhor do que todos os outros, que ficaram espantados do seu imprevisto saber.