Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/113

Wikisource, a biblioteca livre

na realidade não podiam ser muito affeiçoados á nossa causa, e além d’isso sendo soldados novos vindos da provincia, estavam pouco acostumados a andar a cavallo. Assim logo que teve logar o primeiro choque, fugiram.

Montado n’um excellente cavallo, depois de ter excitado a minha infanteria a marchar o mais rapidamente possivel, tinha-lhe tomado a frente e chegado ao alto de uma collina, d’ahi vi o triste resultado d’este combate.

Os meus infantes fizeram todo o possivel para chegar a tempo, mas tudo foi em vão. Do alto da eminencia onde me achava julguei que era muito tarde para que elles nos podessem dar a victoria, mas muito cedo para ainda a não julgarmos perdida. — Chamei uma duzia dos meus antigos companheiros, os mais ligeiros e mais bravos, e deixando o major Peixoto encarregado dos restantes, tomei com este punhado de valentes, uma forte posição no cimo d’uma collina fortificada por muitas arvores. — D’ahi fizemos frente ao inimigo, que conheceu que ainda não era totalmente vencedor, e servimos de ponto de apoio aquelles dos nossos que não tinham perdido completamente a coragem. — O coronel veiu para o nosso lado com alguns cavallos depois de ter obrado milagres de coragem. — O resto de infanteria uni-se-nos então e a defeza começou terrivel e mortifera.

Fortes na nossa posição e no numero de setenta e tres lutamos com vantagem. O inimigo tendo falta de infanteria e pouco habituado a combater contra esta arma dava cargas inutilmente: quinhentos homens de excellente cavallaria, brilhante e orgulhosa pela victoria cançaram-se inutilmente diante de um punhado de homens sem alcançar vantagem alguma. Comtudo apesar d’esta vantagem momentanea era necessario não dar ao inimigo tempo de reunir as suas forças, de que a metade estava ainda empregada a perseguir os nossos fugitivos, e sobre tudo era necessario procurar um refugio mais seguro do que aquelle em que nos