Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/124

Wikisource, a biblioteca livre

e primeiro batalhão de artilharia — sem canhões — e de marinha. O combate foi terrivel, especialmente na floresta onde o estrondo da fuzilaria e arvores despedaçadas, no meio d’um espesso fumo, parecia o d’uma infernal tempestade.

De cada lado não contámos menos de quinhentos mortos e feridos. Os cadaveres dos nossos valentes republicanos foram até encontrados na ribanceira do rio, para onde elles tinham arrojado o inimigo. Infelizmente estas perdas foram sem resultado relativamente á sua importancia, porque logo que começou a retirada da segunda brigada a batalha finalisou.

Tendo chegado a noite o inimigo pôde tranquillamente acabar de passar o rio.

No meio das brilhantes qualidades, das quaes julgo ter já fallado, citarei alguns dos deffeitos do general Bento Gonçalves: o mais deploravel d’entre elles era uma certa hesitação, razão provavel dos resultados funestos das suas operações. Teria sido melhor que em logar de lançar esses quinhentos homens tão inferiores em numero aos que elles atacavam, tivessem enviado não só toda a infanteria, mas tambem a sua cavallaria, a pé, visto que a difficuldade do terreno não lhe permittia combater a cavallo: uma tal manobra teria certamente dado em resultado uma esplendida victoria, e fazendo perder pé ao inimigo nós conseguiriamos lançal-o no rio; mas infelizmente o general teve receios de aventurar toda a sua infantaria, a unica que elle teve, e que teve a republica.

Em todo o caso o resultado foi para nós pessimo, porque não sabiamos como reparar as faltas que havia soffrido a infanteria, arma em que o inimigo nos era mui superior, e se achava todos os dias recebendo novos reforços.

O inimigo ficou na margem direita de Taquari, e por isso senhor de todo o campo. Nós tomámos então o caminho de Mala-Casa.

Todas estas falsas manobras peioraram a situação