Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/181

Wikisource, a biblioteca livre

a fugir de Buenos Ayres e para encontrar um asylo refugiaram-se no estado oriental, onde a maioria da cidade proscripta achou hospitalidade.

Foi em vão que a policia de Rosas redobrou de vigilancia, foi em vão que uma lei prohibio de morte a emigração, foi em vão que a essa morte se juntaram os mais crueis detalhes, porque Rosas conheceu bem depressa que a morte só não era sufficiente; o terror e o odio que inspirava Rosas eram mais fortes que os meios inventados por elle, e a emigração augmentava d’uma maneira espantosa a todos os momentos. Para realisar a fuga de toda uma familia, era só necessario encontrar um barco que a podesse transportar. Encontrado elle, pai, mãe, filhos, irmãos, ahi se lançavam, abandonando casa, bens, fortuna, e todos os dias, se via chegar ao estado oriental, isto é a Montevideo algumas d’essas barcas cheias de passageiros tendo por unica fortuna o fato que levavam em cima de si.

Nenhum d’esses fugitivos teve de se arrepender da confiança que tinham posto na hospitalidade do povo oriental, pois essa hospitalidade foi como o teria sido a d’uma republica antiga; hospitalidade como devia esperar o povo argentino d’amigos, ou antes d’irmãos, que tantas vezes tinham combatido unidos para repellir os inglezes, hespanhoes ou brasileiros, — inimigos communs, inimigos estrangeiros — menos perigosos comtudo do que esse que havia nascido no meio d’elles.

Os argentinos chegavão em grande quantidade, e erão esperados no porto pelos habitantes, que escolhiam em rasão dos seus recursos pecuniarios, ou do tamanho da sua casa os emigrados que podiam recolher. Então viveres, dinheiro, fato, tudo era posto á disposição d’esses desgraçados, até que elles tivessem alcançado alguns recursos, no que todos os coadjuvavão. Elles do seu lado reconhecidos entregavam-se ao trabalho, afim de alliviar o fardo que impunhão aos seus hospedes, dando-