Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/237

Wikisource, a biblioteca livre

4.º Que todos os legionarios trarão para signal distincto, no braço esquerdo um escudo sobre o qual uma corôa guarneceria a seguinte inscripção:

Invincibili combaterono, 8 febraio 1846.

Além d’isso Garibaldi querendo dar uma prova da sua sympathia e reconhecimento aos legionarios que haviam perecido a seu lado no dia 8 de fevereiro, fez elevar no campo de batalha uma grande cruz que tinha d’um lado:

Aos 36 Italianos mortos em 8 de Fevereiro de 1846. E do outro lado:

154 Italianos no Campo de Santo Antonio. ⁂ Apesar da pobreza a que Garibaldi se achava reduzido, achou um dia um legionario mais pobre do que elle. Este legionario não tinha camiza.

Garibaldi levou-o a um canto, tirou a sua camiza e deu-lh’a. Indo para casa pediu outra a Annita, porém ella sacudindo a cabeça disse-lhe:

— Sabias muito bem que não tinhas senão uma, deste-a, agora peor para ti!

E foi Garibaldi que ficou sem camiza, até que Anzani lhe deu uma.

Porém Garibaldi era incorregivel, um dia tendo aprisionado um navio inimigo, repartiu a preza com os companheiros, e tendo dividido os quinhões, chamou os seus homens um a um, e interrogou-os sobre o estado das suas familias, dando aos mais desgraçados, do seu proprio quinhão, dizendo-lhe:

— Tomae isto para vossos filhos.

Havia além do mais uma quantia grande de dinheiro a bordo, que Garibaldi mandou para o thesouro de Montevideo, não tirando um unico centimo.

Algum tempo depois d’esta preza, não tinha senão tres sous em caza,