Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/269

Wikisource, a biblioteca livre

O successo do dia 30 foi um combate em que muito esperava o general francez, e a prova é o plano de batalha que se segue achado a um official francez morto, e transmittido pelo coronel Masi ao general ministro da guerra.[1]

“Dever-se-ha dirigir um duplo ataque pelas portas Angelica e Cavallegieri, com o fim de dividir a attenção do inimigo.

“Pela primeira forçar-se-hão as tropas inimigas que acampam em Monte-Mario, e em seguida poder-se-ha occupar a porta Angelica.

“Quando os nossos tiverem occupado estes dois pontos apertaremos o inimigo com toda a força possivel em todos os sentidos e o ponto geral de reunião será na Praça de S. Pedro.

“Recommenda-se sobre tudo poupar o sangue francez.”


A idéa do general francez não só era má, mas foi mal executada; vamos tentar proval-o.

A estrada que conduz de Civita-Vecchia a Roma separa-se em duas a quinhentos metros pouco mais ou menos das muralhas, conduzindo pela direita á porta San-Pancracio, e pela esquerda á porta Cavallegieri visinha do angulo saliente do Vaticano.

Ahi foi o grande erro que os francezes commetteram. Lançaram na direita os caçadores a pé do 20.º de linha que acharam um caminho aspero e cortado de bosques e de um difficil accesso e nas alturas da esquerda os caçadores de Vincennes; cerca de cento e cincoenta metros dos muros estes bravos rapazes perdidos do exercito inimigo foram fulminados com o chuveiro de metralha que vomitava a bateria do bastião San-Mario.

  1. Não estou escrevendo um romance, estou publicando Memorias. Vejo-me pois forçado a traduzir textualmente. Não nego nem affirmo, instruo um processo diante d’esse grande e ultimo juizo que se chama a Verdade.