Página:Memórias de José Garibaldi (1907).pdf/304

Wikisource, a biblioteca livre

O Vascello apenas estava em nosso poder.

Ora a villa Corsini tomada, era para nós uma enorme perda; porque estando nós senhores d’ella os francezes não podiam descobrir seus parallelos.

Era mister retomal-a a todo o custo; era para Roma uma questão de vida ou de morte.

Os fogos armaram-se entre os artilheiros das fortalezas, os homens do Vascello e os francezes das villas Corsini e Valentini.

Mas não era fogo de fuzilaria ou artilheria do que haviamos mister, era necessario um assalto, assalto terrivel mas victorioso, que nos entregasse a villa Corsini.

Lancei-me no meio da estrada, inquietando-me pouco se o meu ponche branco e meu chapeu de plumas iam servir de alvo aos atiradores francezes, e pela voz e gesto chamei todos os que estavam dispostos a seguir-me.

Officiaes e soldados pareciam sahir debaixo da terra.

N’um instante tinha junto a mim Nino Bixio, meu official de ordenança; Daverio que eu julgava, segundo a minha ordem, em via Carroze; Marina commandante ordinario dos meus lanceiros; emfim Sacchi e Marocchetti, meus antigos companheiros de guerra de Montevideo. Reuniram os despojos dos bersaglieri boloneses, pozeram-se á frente da legião italiana, e foram os primeiros a avançar levando apoz si os mais.

Nada poude suster a sua furia: a villa Corsini foi retomada; mas antes d’ahi chegar, ficaram tantos homens na estrada que foi preciso atravessar, que os que n’ella penetraram não poderam resistir ás numerosas columnas que vieram assaltal-os.

Foram obrigados a recuar.

Mas durante esta carga outros haviam chegado e a elles se juntaram; os chefes furiosos da sua derrota pediam para marchar de novo. Marina que tinha recebido uma bala no braço, levava-o ensanguentado gritando: “Ávante!” Para secundar