Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/167

Wikisource, a biblioteca livre
MEMORIAS DE UM NEGRO
159

que outros imitaram. Recebi tantos parabens que tive difficuldade em sahir do edificio. No outro dia, porém, percorrendo a zona commercial de Atlanta, é que fiz idéa da impressão causada pelo meu discurso. Ao ser reconhecido, fui apontado, envolvido por uma chusma de curiosos. Isto aconteceu em todas as ruas por onde andei. Acanhado, metti-me no hotel. Na manhã seguinte regressei a Tuskegee, e na viagem achei as estações repletas de individuos que desejavam felicitar-me.

Os jornaes dos Estados Unidos publicaram o discurso na integra, e durante mezes fizeram-me referencias amaveis. O sr. Clark Howell, director da Constituição, de Atlanta, telegraphou a um jornal de Nova York:

”Não exaggero dizendo que o professor Booker T. Washington fez hontem um dos discursos mais importantes que já foram pronunciados no Sul, tanto pelo que vale como pelo enthusiasmo que provocou. Foi uma revelação, um verdadeiro programma offerecido a brancos e negros.”

A Transcripção, de Boston, publicou isto:

“O discurso de Booker T. Washington na Exposição de Atlanta esta semana parece ter lançado na sombra todos os outros acontecimentos e até a propria Exposição. A curiosidade que despertou na imprensa foi enorme.”