Saltar para o conteúdo

Página:Memórias de um Negro (1940).pdf/52

Wikisource, a biblioteca livre
44
BOOKER T. WASHINGTON

xar Hampton. Foi o general Armstrong que me salvou: por instancia delle, um dos seus amigos, o sr. S. Griffith Morgan, de New-Bedford, no Massachusetts, consentiu em pagar-me os estudos emquanto eu permanecesse em Hampton. Tive o prazer de conhecel-o e visital-o mais tarde, quando principiei o meu trabalho em Tuskegee.

Outra difficuldade era conseguir livros e roupa. Obtive os livros por emprestimo, de collegas menos pobres que eu. Quanto a roupa só existia a que tinha vindo na pequena mochila de viagem. Isto me inquietava bastante, pois o general revistava os rapazes para certificar-se de que elles estavam asseados. Era preciso engraxar os sapatos, pregar os botões que se soltavam, não deixar uma nodoa. Ora vestir uma roupa só na cozinha e na classe, conservando-a limpa, é coisa bem difficil. Emfim arranjei-me como pude, até que os professores notaram que eu desejava ir para diante e offereceram-me roupas usadas, que vinham do Norte, destinadas aos estudantes pobres e de algum merecimento. Essas dadivas eram uma fortuna para centenas de rapazes; sem ellas, pergunto a mim mesmo se teria podido continuar os meus estudos.

Eu nunca havia dormido em lençoes. Quando cheguei a Hampton, o estabelecimento se compunha de algumas construcções, onde os alumnos se aper-